Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

"Toda a cultura dum povo tem de caber no brinde dum banquete», proclama Agustina. Com esta premissa em mente e na senda do mote lançado pelo ciclo de conversas a acontecer em quatro tardes dos meses de primavera nos jardins da CCDR-NORTE, foi organizado um conjunto de quatro oficinas artísticas a decorrer nos restantes dias de "Brinde a Agustina" (20 de abril, 18 de maio e 15 de junho). Este exercício de reinterpretação da figura e da obra de Agustina através da escrita criativa, das artes plásticas, do som e da expressão dramática pretende servir como uma introdução original e pluridisciplinar à autora, tirando partido da multiplicidade dos seus temas, dos seus livros e das suas personagens para abrir várias portas à sua descoberta.






PROGRAMA


20 de abril

Oficina de Escrita Criativa

O objetivo desta primeira oficina é o de explorar e trabalhar o processo criativo da escrita, dando a conhecer ferramentas de criação narrativa para que os participantes descubram em si mesmos os instrumentos necessários para se expressarem através das palavras. Sem preocupações com géneros, formas e teorias literárias, o importante será que se aprenda que escrever não é um exercício reservado aos literatos.



18 de maio

Oficina de Música 

Esta oficina será dedicada à criação de paisagens sonoras inspiradas na figura e obra de Agustina, com contributos dos jovens oficineiros. A recolha dos sons, que poderão ser tão variados como leituras de excertos, ruídos envolventes ou outros tantos criados especialmente para este propósito, resultarão em faixas influenciadas pelas várias facetas de Agustina e da sua obra, e a estas dedicadas.


Oficina de Artes Plásticas 

A oficina de Artes Plásticas é um convite para pôr as mãos à obra e intervencionar imagens com palavras, cores, símbolos e tudo mais aquilo que a imaginação permita. O desafio lançado aos participantes é o de se inspirarem nas imagens disponíveis, a partir das personagens, histórias e citações de Agustina, e usar as tintas, os recortes, os carimbos e demais materiais fornecidos para contar uma história com uma página apenas.



15 de junho

Expressão Dramática 

Na última sessão, iremos dar corpo às histórias e personagens agustinianas. Numa oficina de expressão dramática, os participantes serão orientados na descoberta e desenvolvimento de técnicas valiosas, como a linguagem corporal, o trabalho em grupo e a promoção da confiança, através de exercícios que dão voz e movimento às suas interpretações individuais, sempre em diálogo com a obra de Agustina.




Voltar ao Topo da Página