Nos dias 7, 8 e 9 de abril, tiveram lugar as reuniões, em formato virtual, dos Grupos de Trabalho da Estratégia de Especialização Inteligente da Eurorregião Galiza – Norte de Portugal (RIS3T). Esta iniciativa enquadra-se no âmbito do projeto IMPACT_RIS3T, aprovado pelo Programa de Cooperação Interreg V-A Espanha Portugal 2014-2020, o qual tem como objetivo a implementação da RIS3T. Para além da CCDR-N, a parceria do projeto envolve ainda a Agência Galega de Inovação (GAIN), que lidera o projeto, e a Agência Nacional de Inovação (ANI).
De acordo com o previsto no modelo de governação da RIS3T, os Grupos de Trabalho estão constituídos em torno das seis áreas estratégicas de cooperação definidas na estratégia de especialização inteligente transfronteiriça, designadamente: (i) energia da biomassa e do mar; (ii) indústrias agroalimentares e biotecnológicas; (iii) indústria 4.0; (iv) indústrias da mobilidade; (v) indústrias turísticas e criativas e (vi) vida saudável e envelhecimento ativo.
Estas reuniões tiveram como principal objetivo apresentar e debater os resultados dos inquéritos aos stakeholders das duas regiões tendo em vista apoiar a revisão das áreas estratégicas de cooperação e respetivas linhas de ação consideradas como prioritárias em matéria de intervenção das políticas públicas de apoio à I&D&i à escala da Eurorregião da Galiza e Norte de Portugal para o período 2021-2027. Nessas reuniões foram também apresentados os próximos eventos e atividades de dinamização da RIS3T. As reuniões contaram com a presença de cerca de 40 participantes em representação de entidades do ecossistema de inovação da Eurorregião, incluindo, clusters, centros tecnológicos, universidades, entidades associativas, empresas, administração pública, entre outras entidades.