A CCDR NORTE, enquanto Autoridade de Gestão do Interreg Atlantic Area, remeteu à Direção-Geral da Política Regional e Urbana da Comissão Europeia (DG Regio) os resultados da consulta pública sobre o futuro da cooperação europeia após o atual ciclo comunitário. O documento Harvesting Report for the Post-2027 Consultation inclui diferentes recomendações nomeadamente sobre investimentos futuros que promovam ambientes marinhos e terrestres sustentáveis e que se centrem na digitalização de serviços e ferramentas.
Da população consultada – stakeholders com motivações na promoção do Atlântico e cidadãos até aos 30 anos – destacam-se também preocupações sobre o desemprego juvenil, a educação, a inclusão social dos jovens que vivem em áreas periféricas e a capacitação dos jovens no contexto da criação do Youth Atlantic Council, seguindo o modelo do Youthwise, órgão consultivo da OCDE.
O relatório inclui, ainda, outras recomendações como a simplificação do acesso ao financiamento, a redução da burocracia, o incentivo a uma maior participação de PME e a promoção de parcerias globais com países terceiros como o Canadá, o Reino Unido e regiões ultraperiféricas do Atlântico.
A próxima etapa será a partilha e o debate das recomendações enviadas à DG Regio pelos programas europeus de cooperação no evento Interreg Go! 2025, que se realiza a 27 e 28 de março, nas cidades transfronteiriças de Gorizia (IT) e Nova Gorica (SI), capitais europeias da cultura em 2025, onde a Autoridade de Gestão e o Secretariado Conjunto do Interreg Atlantic Area estarão presentes.
Últimas Notícias
-
Vice-Presidente da CCDR NORTE,... Famalicão acolhe até domingo Congresso Internacional “Camilo Cast...
-
-
Investigação e Inovação Políticas nacionais e europeias de investigação e inovação em deb...
Agenda
-
-
-
II Jornadas de Direito Administrativo - Território, Património, U... 21 março 2025 - 22 março 2025