Sondagem

Auscultar os jovens dos 19 concelhos do Douro

Na celebração do Alto Douro Vinhateiro Património Mundial, a CCDR-N realiza uma sondagem que permite auscultar os jovens dos 19 concelhos do Douro e concluir quais são as expetativas deste grupo em relação ao futuro. A partir das entrevistas que serão realizadas, deverá ser possível concluir o que motiva os jovens a permanecerem na região ou a fixarem-se noutro destino.

A sondagem terá em conta os cerca de 42 mil jovens que existem na região, com idades entre os 15 e os 34 anos, e vai envolver uma amostra de 381 pessoas. Os resultados serão conhecidos a 14 de dezembro de 2018, na cerimónia que assinala os 17 anos da classificação do Alto Douro Vinhateiro como Património Mundial pela UNESCO.

No lançamento da iniciativa SOMOS DOURO, o Presidente da CCDR-N, Fernando Freire de Sousa, enquadrou a realização da sondagem no desafio da perda populacional que se reflete no Norte de Portugal e na região do Douro. O estudo deverá permitir um melhor conhecimento das motivações dos jovens e contribuir para a definição de políticas públicas.