16 Anos Património Mundial

“É o momento de celebrar o Alto Douro Vinhateiro”

14 dezembro

A CCDR-N assinalou a 14 de dezembro os 16 anos da classificação do Alto Douro Vinhateiro Património Mundial com a apresentação da iniciativa “SOMOS DOURO”, que vai animar o território durante o próximo ano. Comissariada por Anabela Mota Ribeiro, jornalista natural da região, a iniciativa está a ser desenhada para envolver a população do território até aos 45 anos em aulas, workshops, visitas guiadas e num fórum dirigido a empreendedores.  

Na apresentação de “SOMOS DOURO”, Anabela Mota Ribeiro agrupou as iniciativas nos verbos “SER/PERTENCER, “APRENDER/FAZER” e “DESCOBRIR/PARTILHAR”. “Sou das que acreditam que da discussão, do encontro, nasce a luz, se avança. No princípio era o verbo. Precisamos da palavra e do mundo que se faz com ela para acreditar no futuro”, referiu.

O Presidente da CCDR-N, Fernando Freire de Sousa, enquadrou a iniciativa na importância de tornar o Alto Douro Vinhateiro um território atractivo. “A perda populacional é um grande desafio do Douro”, anotou, referindo-se à necessidade de criar condições de atração e fixação das pessoas como a principal prioridade. “É o momento de celebrar o Alto Douro Vinhateiro”, concluiu.